Futebol de Mesa

O futebol de mesa da Associação Atlética Portuguesa nasceu em 2012. Atualmente, o departamento conta com cerca de 40 associados e se consolidou como um dos maiores do clube, organizando mensalmente torneios internos e participando de competições oficiais em níveis estadual e nacional.

Trajetória e principais conquistas

Em 2013, a Portuguesa Santista começou a disputar competições oficiais organizadas pela Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM). Na categoria equipes, o melhor resultado da Briosa foi um vice-campeonato da série A2, em 2014, o que garantiu à equipe rubro-verde o acesso à elite do futmesa paulista, em que tem como rivais as principais forças do Estado na modalidade, como Maria Zélia, Palmeiras, Corinthians, Círculo Militar e Meninos FC.

Na categoria individual dos torneios organizados pela FPFM, a equipe santista também se destacou diversas vezes. Os botonistas da Briosa conquistaram títulos nas séries Ouro, Prata e Bronze, com os atletas Bartolo, Ruas e Danilo. Outros botonistas também conquistaram boas colocações, que lhes renderam troféus e medalhas.

Competições nacionais

Os participantes das competições nacionais são definidos de acordo com sua posição nos rankings estaduais. Graças a ótimos resultados conquistados pela Briosa em nível estadual, a equipe santista participou em 2015 e 2016 do Campeonato Brasileiro, disputado, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Botucatu-SP, e também da Copa do Brasil, em 2016.

Pelo Campeonato Brasileiro, a Briosa teve Marcelo Loiacono como botonista participante nas duas oportunidades. Na Copa do Brasil, em 2016, Loiacono teve a companhia de Kiko, que conquistou o terceiro lugar no certame. Loiacono, por sua vez, ficou com a sexta colocação.

Torneios regionais

No extinto Torneio Metropolitano, em que participavam Portuguesa Santista, CEPE 2004 e Ocian Praia Grande, e que contava com mais de 30 participantes por etapa, a Briosa levantou o troféu duas vezes: Loiacono, em 2014, e Bartolo, em 2015.

Em 2017, a Briosa disputará o Campeonato Paulista de equipes pela Série A1, além de diversos torneios individuais.