Rancho Folclórico

O Rancho Folclórico Portuguesa Santista, com sede na Associação Atlética Portuguesa, em Santos, foi fundado no dia 10 de Maio de 2008 pelo folclorista Alexandre Monteiro Albano, com o objetivo de expandir a cultura do folclore português no clube e também reaproximar a colônia portuguesa da região com a associação.

O grupo tem como objetivo a representação cultural de Portugal, propondo-se, nomeadamente, a fazer recolhas de canções, danças, jogos, lendas, trajes, crenças, tradições sociais, utensílios de trabalho e tudo o que fizer parte dos usos e costumes do povo português. Outros objetivos são conservar, engrandecer e valorizar o patrimônio artístico e cultural de Portugal.

As atuações do Rancho Folclórico Portuguesa Santista duram em média uma hora e meia, demonstrando os costumes, danças e músicas de diversas regiões de Portugal. Além dessa apresentação, destaca-se também a interação do público com o grupo por meio do “Vira Livre”, que consiste em uma sequência de músicas em que os componentes dançam com os convidados, tornando a festa ainda mais animada.

Para saber mais sobre as apresentações do Rancho Folclórico Portuguesa Santista, siga o grupo no Facebook.